Carrinho vazio.
Cod. 303 - Bonsai Jabuticabeira
×
Cod. 303 - Bonsai Jabuticabeira
Cod. 303 - Bonsai Jabuticabeira
De: R$ 49,90
Por: R$ 34,90
(indisponível)
Avise-me quando chegar:
A Jabuticaba (Jabuticabeira) é uma espécie muito apreciada para Bonsai e um excelente exemplar para quem está começando nesta arte.

Bonsai de Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora, Jabuticaba Bonsai)

Posição: O bonsai de Jabuticabeira deve ficar num local onde suas folhas recebam sol diretamente, indispensável para sua floração e frutificação. A Jabuticabeira é uma planta sensível ao frio, seu crescimento normalmente é lento em temperaturas baixas. Quando a temperatura estiver abaixo de 10 °C, devemos protegê-la, colocando-a em um local onde o vento frio não a atinja. Na primavera, quando a temperatura normalmente já é superior, devemos colocá-la num local ensolarado, mas sol não muito forte (antes das 10:00h e depois das 16:00h), como em uma sacada coberta, embaixo de outras árvores ou mesmo dentro de casa, mas próximo de uma janela, em ambiente arejado.

Rega: A Jabuticabeira tem um crescimento muito intenso da primavera ao outono, com elevado consumo de água neste período. Já no inverno, o consumo é moderado. No verão, a rega da Jabuticabeira deve ser generosa, pois ela gosta de solo encharcado. A umidade constante no tronco e nas raízes, no entanto, favorece o surgimento de fungos, o que pode até provocar a morte da árvore, se não forem eliminados. À exceção do verão, é aconselhável molhar o solo da Jabuticabeira somente quando ele já estiver com a superfície seca, para evitar problemas com a umidade excessiva.

Alimentação: Durante as estações de crescimento — primavera e verão, quando a brotação é intensa —, o bonsai de Jabuticabeira exige adubação. Os adubos mais indicados são os orgânicos ricos em Fósforo (P). Como sugestão, use adubo de N-P-K 04-14-08. Lembre-se de que, no mínimo uma vez por ano, é necessária a adubação com micronutrientes. Após um transplante, espere um mês para adubar seu bonsai. A primavera é a melhor época para a adubação de sua Jabuticabeira. Árvores doentes ou recém-transplantadas, não devem ser adubadas.

Poda: Para fazer a poda de manutenção, corte os pequenos galhos que nascem do tronco ou na copa que não se encaixem no desenho predefinido por você. Manter a copa numa forma triangular, é uma boa ideia. Deixe para fazer as podas mais drásticas no final do inverno. Graças à sua brotação intensa, mesmo na madeira velha, a Jabuticabeira suporta muito bem podas drásticas. A limpeza, com a retirada das folhas ressecadas, é muito importante para a manutenção de sua árvore. Retire os brotos novos que surgirem perto das raízes, e elimine também os galhos novos que entrem em competição com galhos maiores já existentes. As podas devem ser feitas várias vezes durante o ano, com exceção do inverno, para manter a forma original de sua árvore.

Transplante: O transplante da Jabuticabeira deve ser feito uma vez por ano ou a cada dois anos, de preferência no inicio da primavera, quando sua brotação intensa se inicia. A Jabuticabeira necessita um solo com boa drenagem. A mistura de solo aconselhada é de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária, de boa procedência e peneirada (entre 2 a 5 mm). Durante o transplante, as raízes devem ser podadas em até 50%, no máximo. E lembre-se: Nunca adube plantas doentes ou recém-transplantadas. Espere 01 (um) mês para fazer a adubação.